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Como ser revendedora

Carteira de Clientes – Como organizar cada detalhe e vender mais!

Carteira de Clientes – Como organizar cada detalhe e vender mais!

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Se você revende semijoias e nos acompanha, este post faz parte da nossa série de como ser uma revendedora de sucesso. A uma boa gestão da carteira de clientes é fundamental para vender cada vez mais.

Os posts sobre revendedoras de sucesso Kitbox estão aqui para te ajudar a criar procedimentos e hábitos que vão lhe auxiliar na jornada como empreendedora.

“Se você não viu ainda o primeiro post da série basta clicar aqui e conferir as 5 atividades diárias que toda revendedora de sucesso deve fazer

Com a mudança nos hábitos de consumo das pessoas, nós que trabalhamos com vendas, temos que nos adequar e nos preparar para entregar uma experiência realmente significativa para nossos clientes.

Os clientes estão cada vez mais exigentes e esperam um trabalho profissional dos vendedores. Por isso a venda consultiva vem ganhando tanto espaço no mercado.

Embora algumas marcas chamem suas revendedoras de consultoras, a maioria das revendedoras são apenas tiradoras de pedidos e não fazem um trabalho consultivo verdadeiro.

Entretanto, as revendedoras de sucesso, levam o trabalho de consultora a sério e isso contribui muito para os grandes resultados que elas conseguem.

Carteira de Clientes

Gestão da carteira de clientes

Para você atuar como uma verdadeira consultora para sua cliente, a primeira coisa que você precisa aprender é fazer a gestão da carteira de clientes, saber quais são as preferencias e comportamentos da sua cliente.

Por isso, durante todas as suas visitas e conversas com a cliente, faça perguntas estratégicas para entender melhor a personalidade e preferências da cliente.

Dessa maneira quando você for apresentar um produto, esse produto será direcionado para a cliente com base nas informações que você coletou e por isso ela se sentirá especial.

Além de você conseguir melhorar a sua taxa de vendas por cliente, também poderá fazer com que cada cliente gaste mais e o principal, que é fazer que a mesma cliente compre mais vezes, gerando uma espécie de fidelidade.

Mas para isso você vai precisar se organizar e coletar dados da sua cliente e é justamente sobre isso que esse post vai tratar, como fazer uma carteira de clientes de forma organizada e funcional.

1 – Caderninho de Clientes

Carteira de Clientes no caderno

Uma das forma isto pode ser feito é criando um caderno com informações de cada cliente, como telefone, endereço, horário disponível e etc…

Nesse caderno você também pode inserir na página do cliente as informações coletadas durante a suas visitas.

Essa é sem dúvidas a forma mais simples de fazer a gestão das clientes, mas não é a mais prática ou eficientes, já que é uma maneira ultrapassada, porque com os softwares de gestão e programas de computador, não faz sentido escrever tudo numa caderneta de clientes.

Imagina se acaba o espaço destinado a cliente e você ainda tem informações para inserir, fica difícil monitorar todas as vendas que fez para a cliente e etc.

2 – Programas de texto, como o Word ou Google Docs

Carteira de Clientes no word

Esta é uma forma intermediária de gestão da carteira de clientes e com ela, você consegue ter acesso a todo o histórico da cliente.

Basta criar um arquivo texto em programas como o Word ou o Google Docs, e inserir as informações de cada cliente.

Uma boa dica para manter uma organização e encontrar os dados de cada cliente é criar índices de busca e também criar padrões de formatação para que fique fácil identificar onde os dados iniciam e terminam.

Essa maneira de gestão é bem simples e funciona, bem melhor do que o caderno. De certa maneira é um caderno digital. Como esses programas são adaptados para a tecnologia mobile você consegue acessar os dados pelo smartphone ou tablet com certa facilidade.

3 – Softwares de Gestão de Clientes profissionais – CRMs

Carteira de Clientes – CRMs 1

Esse é o melhor método para gestão das clientes que eu conheço para te indicar a começar a usar um CRM para gerir sua base de clientes.

Os CRMs são softwares desenvolvidos especialmente para gestão de clientes, eles são integrados com a agenda do Google e mandam notificações para você lembrando de falar com a cliente além de registrar de forma organizada, intuitiva e prática todo o histórico do cliente como: vendas, atendimentos, trocas, preferências, visitas e etc.

Se você quer ser tornar uma revendedora de sucesso tem que usar um CRM para a gestão das suas clientes e, não pense que para isso terá que gastar alguma coisa.

Existem no mercado alguns CRMs com todas as funções que você precisa para gerenciar suas clientes sem gastar nenhum centavo.

Separei aqui 3 opções gratuitas de CRMs para você utilizar e que vão atender perfeitamente as suas necessidades e o mais legal é que possuem versões mobile ou aplicativos para o celular que vão te ajudar muito na hora de fazer anotações ou consultas durante o dia. Todos são muito bons e você pode utilizar qualquer um desses que preferir.

Carteira de Clientes – CRMs

– Nectar

Na lista de CRMs que indico o Nectar é o que considero mais interessante para você utilizar na sua revenda.

Ele é um CRM nacional usado por mais de 20 mil pessoas e tem um plano gratuito atrativo que você pode até ter 10.000 contatos.

Você pode gerenciar os contatos e acompanhar o progresso das oportunidades de venda, bem como de compromissos, tarefas e metas.

A versão grátis oferece ainda integração com o Google Calendar, que pode ser bem útil na organização diária da sua revenda.

– HubSpot CRM

A HubSpot é uma das empresas mais conhecidas do mundo em softwares de marketing e é a maior prova de que um CRM gratuito pode ser de qualidade.

O sistema é um dos mais recomendados, tanto pela marca que está por trás dele quanto pelas funcionalidades que oferece.

Hospedado em nuvem, o software da HubSpot tem todos os recursos necessários para gerenciar o processo de vendas e integração com aplicativos de terceiros.

– Agile CRM

Se você precisa de muitos usuários e muito espaço para armazenamento de dados em um CRM sem gastar nada por isso, talvez o Agile CRM seja para você.

O sistema permite até 50.000 contatos, enquanto não coloca limite algum em número de vendas, documentos ou tarefas criadas.


Bom por hoje é isso, espero que esse post te ajude a organizar sua cartela de clientes e alcançar melhores resultados de vendas. Deixe aqui nos comentários se ficou qualquer dúvida, elogio ou crítica sobre esse conteúdo.

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  • Nathália // Fashion Jacket 3 de fevereiro de 2019 19:24

    ótima dica. acho que realmente organização é a chave pra suceder em diversas áreas =)

    Beijos
    n. // http://www.fashionjacket.com.br

    • Stephanie Ferreira 5 de fevereiro de 2019 13:36

      Sim, organização e planejamento é o segredo do sucesso para várias carreiras!

  • Karina 3 de fevereiro de 2019 12:32

    As suas dicas são bem interessantes para quem quer entrar ou já está inserido nesse ramo.
    bjo

  • Natz Sodré 2 de fevereiro de 2019 21:13

    Que post bacana 🙂 Atualmente não trabalho com vendas, mas já trabalhei e usávamos muito o HubSpot, é realmente maravilhoso. Fora outros CMSs que tbm eram bons. Beijokas 😉

    • Stephanie Ferreira 5 de fevereiro de 2019 13:35

      Que bacana Natz, aqui a gente usa mais o Agile mas todos estes CRMs são bons!
      Um beijo

  • Gabriela Soares 2 de fevereiro de 2019 16:03

    Que dicas maravilhosas! Acho que muita gente entra nessa de revender por pensar que é algo fácil, quando na verdade exige foco e empenho como qualquer outro trabalho, né ? Essas dicas vão ajudar muita gente.

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    • Stephanie Ferreira 5 de fevereiro de 2019 13:32

      Exatamente, não é uma renda extra fácil de se conquistar, é um trabalho como qualquer outro que exige muito de você.
      Beijos

  • Paula Lopes 31 de janeiro de 2019 12:53

    ótimas dicas, organização é a base do sucesso de qualquer negócio. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://www.paisagemdejanela.com

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