Pesquisar
Semijoias e Acessórios

Ouro Branco Existe? Descubra de uma vez por todas o que é ouro branco!

Ouro Branco Existe? Descubra de uma vez por todas o que é ouro branco!

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Embora sejam lindos e estejam super na moda, as joias e semijoias de ouro branco geram dúvidas nas consumidoras. Isso ocorre porque o ouro como conhecemos e fomos acostumadas a ver desde criança é na cor amarela e brilhante.

Antes de tudo, você sabia que joias, semijoias e bijuterias são completamente diferentes? Então aproveita e leia também: O que são semi joias?

Mas afinal ouro branco existe?

Não, não encontramos ouro branco na natureza. Todo ouro encontrado na natureza é amarelo e é chamado de ouro 24k ou ouro puro.

Ouro amarelo na natureza

O que é ouro branco?

O ouro branco é uma criação humana e é formado a partir da mistura de outros dois metais: a Prata e o Paládio que se unem ao ouro e deixam ele com essa cor acinzentada.

O ouro branco é composto de 75% de ouro puro 24k, 12,5% de prata e 12,5% de paládio que também possui um aspecto esbranquiçado como a prata.

O ouro branco na verdade fica na cor amarelo-acinzentado e com pouco brilho. Por isso para ser usado na indústria dos acessórios precisa de um tratamento especial.

Composição do ouro branco

Ouro branco nas joias (anéis, colares, pulseiras e brincos)

Como a liga de ouro branco possui um aspecto acinzentado e pouco brilho, para produzir joias de ouro branco é aplicado sobre os acessórios uma camada de ródio.

O ródio é um metal nobre com alta resistência mecânica a impacto e riscos que possui alto brilho e tem a tonalidade prateada que acostumamos ver nas joias de ouro branco.

A camada de ródio é aplicada por meio de um processo chamado de galvanoplastia ou banho químico. [Veja como funciona clicando aqui]

Joias em ouro branco Kitbox
Coleção de semi joias em ouro branco da Kitbox

Ouro branco nas semijoias

A grande diferença de uma semijoia para uma joia é o metal base utilizado para a produção dos acessórios. Nas joias são utilizados metais nobres como o ouro, ouro branco e a prata. Já nas semijoias são utilizados metais comuns como o latão o cobre e o estanho.

O processo de produção de uma semijoia folheada em ouro branco é idêntico ao de uma semijoia folheada em ouro 18k.

A única diferença é na camada final de ouro, que no ouro branco a camada aplicada é a de ródio, dessa forma a semi joia folheada em ouro branco é na verdade banhada em ródio.

Os acessórios em ouro branco seja joias ou semijoias, são lindos e sempre estão na moda. Além disso, combinam todo tipo de mulher.

Joias em ouro branco Kitbox 1
Coleção de semi joias em ouro branco da Kitbox

Espero que tenha gostado desse post. Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe aqui nos comentários, será um prazer responder você.

Aproveita e me conta nos comentários se você prefere acessórios dourados, em ouro branco ou em prata ♥

Um beijo!

Você também vai gostar destas postagens:

  • Tay Ribeiro 5 de março de 2019 11:43

    Eu sempre achei que já saía direto ouro branco, só que achava que vinha tipo direto de uma caverna. Jesus haha
    amei saber mais e as peças estão lindas
    beijos

  • Cristina Barbas 5 de março de 2019 11:21

    Gostei das informações, não sabia…
    Eu gosto muito de ouro branco, acho lindo!

    Abraços, Cris

  • Natz Sodré 4 de março de 2019 17:13

    Que post maraaa mulher! Eu não fazia ideia que ouro branco era essa mistura de elementos, achava que ele realmente existia, que interessante! E as jóias que você pegou para ilustrar a matéria, uma mais linda que a outra. Beijokas 😉

6 Comentários | Deixe o seu também