Pesquisar
Como ser revendedora

3 maneiras de fazer um controle de vendas eficiente

3 maneiras de fazer um controle de vendas eficiente

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Olá tudo bem? Esse é o nosso segundo post sobre controle de vendas, se você não viu o primeiro clique aqui e confira tudo o que é gestão de vendas e como esse processo pode ser implementado em sua revenda de semijoias.

Nesse post vou te mostrar algumas maneiras de colocar a gestão de vendas em seu negócio e com isso, ter muito mais controle para que sua atividade seja lucrativa e duradoura.

Assim como no post anterior vamos tratar a gestão de vendas, ou controle de vendas, de forma um pouco mais restrita para focarmos no controle dos recebimentos das vendas efetivamente concretizadas sob três aspectos saber para quem vendeu, quanto vendeu e quando vai receber o dinheiro das vendas.

Esses três controles são essenciais para a saúde financeira do seu negócio e você não pode negligenciar esses dados.

Para fazer esse controle, separei 3 maneiras que você pode adotar sem gasto nenhum. Você pode escolher o modelo que mais se adéqua ao seu perfil e necessidade ou então fazer adaptações para o seu negócio, o que você não pode deixar de fazer é não controlar.

1 – Controle de vendas no caderninho ou agenda

Essa é a maneira mais clássica e simples de você fazer o controle das suas vendas, ela definitivamente não é a maneira mais prática e eficiente mas é muito melhor do que não fazer controle nenhum.

– Separe um caderno ou uma agenda exclusivamente para fazer o controle de vendas.

– Crie uma tabela para cada mês do ano que você está controlando.

– Faça com a régua 6 colunas, uma para cada um dos seguintes dados: Nome da cliente, nome ou código do produto, valor da venda, data da venda, forma de pagamento (cartão ou dinheiro) e data do recebimento.

 – Faça o fechamento do mês analisando o tanto que você vendeu, quem foi a sua melhor cliente, qual a diferença entre o total de vendas e o total recebido, qual o prazo médio de recebimentos, qual a porcentagem de vendas a vista e vendas a prazo, qual o método de pagamento que você mais recebe e etc.

Como você pode ver, embora seja uma sistema simples e não muito eficaz, você pode tirar vários insights (relatórios) apenas fazendo esse controle.

E você pode aproveitar esse mesmo caderno para fazer a gestão da carteira de clientes.

Quer aprender como fazer a organização da sua carteira de clientes para vender cada vez mais? Clique aqui e confira todas as nossas dicas!

Como fazer um controle de vendas eficiente 1

 2 – Controle de vendas via planilha ou documento de texto

Esse sistema de controle é muito parecido com o caderninho mas é mais prático porque é digital, de modo que você consegue automatizar  e simplificar várias atividades como gerar uma simples tabela.

Quando você consegue implementar o controle numa planilha como no Excel, várias funções e gráficos podem ser gerados automaticamente, você também pode criar dashboards para acompanhamento gerencial e pode aos pouco implementando novas funções que te ajudam a entender cada vez mais o seu negócio.

Utilizando softwares você vai ter muito mais agilidade no controle das suas vendas e sobretudo na análise dos dados obtidos a partir da sua gestão.

Como disse no post anterior, eu tinha muita dificuldade em fazer o controle das minhas vendas e quando eu comecei foi criando uma planilha simples onde eu alimentava ela todos os dias.

Como fazer um controle de vendas eficiente 2

3 – Usando serviços especializados em controles financeiros

Essa sem dúvidas é a melhor maneira que indico para fazer o controle das vendas da sua revenda de semijoias.

No mercado existem muitos sistemas que são especializados em fazer controle financeiro de micro e pequenas empresas, alguns desses sistemas são gratuitos como o NEX, Quickbooks, Zero Paper, o Conta Azul e vários aplicativos disponíveis tanto para Android como para IOS.

Basta você fazer uma busca rápida que vai encontrar várias opções e com isso você vai encontrar a melhor opção para o seu negócio.

Esses sistemas já produzem todos os gráficos necessários para suas análises automaticamente. Eles facilitam muito a sua gestão economizando muito tempo. Também podem ser utilizado sem celulares, tablets e computadores.

Os sistemas também fazem toda a analise financeira para você gerando controle de caixa, análise de despesas, faturamento, e etc.

Aproveita e leia também: Como conquistar a tão sonhada independência financeira sendo uma revendedora de joias folheadas ?

Como fazer um controle de vendas eficiente 3

Aqui na Kitbox utilizamos o sistema de ERP, que é um software que integra várias funções como controle de estoque, controle financeiro, controle de vendas e etc. Os ERPs são mais completos, só te indico se você tiver uma operação um pouco mais desenvolvida e complexa, caso contrário você não tem necessidade de adotar um sistema como esse, pois além do custo maior, sua configuração também é mais avançada.

Espero que tenha gostado desse post e se tiver dúvidas sobre controle e gestão de vendas, entre em contato conosco através da nossa central de atendimento ou pelos comentários abaixo.

Um beijo

Você também vai gostar destas postagens:

  • Cristina Boldi 29 de agosto de 2019 09:25

    ótimas dicas!
    Seu blog é bem completo de informações!

    Beijos

    http://www.cuidadosevaidades.com.br

  • Niceness Beauty 1 de julho de 2019 23:28

    Que dicas maravilhosas! Vou já montar meu caderninho e voltar para as vendas! Preciso me organizar melhor, pois acabo gastando tudoooo…

    • Stephanie Ferreira 2 de julho de 2019 08:59

      Monta no caderninho ou no próprio Word menina, só não deixa de se organizar para não perder dinheiro 😉

  • Kaila Garcia 28 de junho de 2019 12:20

    Amei suas dicas, sério. É muito difícil se organizar quando trabalhamos como autônomo, se não soubermos administrar, tudo vira um caos!

    https://www.kailagarcia.com

    • Stephanie Ferreira 2 de julho de 2019 10:24

      E quando o negócio não esta bem organizado, as vendas não vão bem e tudo vira um caos!

  • Váh 28 de junho de 2019 11:01

    É muitooo bacana as dicas que você trás aqui no blog!!
    Fico pensando que muitaaas mais pessoas deveriam ler 🙂

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

  • Júlia Barroso 27 de junho de 2019 22:39

    Eu tenho uma lojinha online e comecei a pouco tempo. Estava mesmo precisando dessas dicas incríveis. Obrigada !
    https://mydays.travel.blog/

    • Stephanie Ferreira 2 de julho de 2019 10:28

      Temos várias dicas para empreendedores aqui no blog que vão te ajudar na lojinha 😉

  • Stéfani Souza 27 de junho de 2019 17:07

    Você sempre com esses posts maravilhosos! Me ajudou muito,colocarei em prática.

    Beijinhos
    Tem post novo no blog
    blogaquelaflor.blogspot.com

12 Comentários | Deixe o seu também