Pesquisar
Semijoias e Acessórios

O que é banho de ródio? Tudo sobre o brilho final das joias

O que é banho de ródio? Tudo sobre o brilho final das joias

KITBOX O Maior Clube de Semijoias do Brasil

Se você está gosta e está procurando algum acessório prateado já deve ter se deparado com o famoso acabamento de ródio, banho de ródio, banhado a ródio ou rodinado e provavelmente ficou com dúvidas sobre o assunto. Mas pode ficar tranquila que agora todas as suas dúvidas serão sanadas, continue lendo esse post até o final que vou te explicar tudo direitinho.

O que é o ródio?

O Ródio (símbolo químico Rn) faz parte do seleto grupo de metais preciosos assim como o ouro e a prata. Ele é um metal pertencente à família da platina (platina, ródio, rutênio, irídio e ósmio) é muito valioso e raro.

O ródio foi descoberto pelo químico britânico William Hyde Wollaston em 1803. Ele é um metal prateado, brilhante, com muita resistência a abrasão, a ácidos e substâncias corrosivas. Também é um metal que é muito estável e consegue manter suas características principais: brilho e dureza, sob a maioria as condições atmosféricas.

O que é ródio?

O que é banho de ródio?

O banho de ródio também conhecido de acabamento rodinado, é um procedimento industrial (galvanoplastia) onde é aplicado uma camada do métal Ródio (Rn) em joias de ouro branco, prata e em semijoias prateadas.

Para que serve o banho de ródio? Quais são os benefícios do banho de ródio?

Devido as características físico/químicas do ródio, ele é utilizado para dar acabamento em joias de ouro branco, em joias de prata e em semijoias.

Dessa maneira o banho de ródio traz grande benefício, ele reveste joias e semijoias com uma camada protetora e garante uma grande resistência contra arranhões, manchas e o desgaste natural provocado pelo uso dos acessórios.

Ele é muito brilhante e deixa os acessórios prateados muito mais bonitos, já que ele é um metal que garante um acabamento impecável nos acessórios.

O que é banho de ródio?

Banho de ródio em joias de ouro branco

O banho de ródio é utilizado para dar acabamento em joias de ouro branco já que o ouro branco possui uma cor amarelada, conforme expliquei nesse post aqui.

Dessa forma o banho de ródio assegura um acabamento prateado brilhante, impecável, além de garantir grande resistência e durabilidade nas joias em ouro branco.

O que é banho de ródio? 3

Banho de ródio em joias de prata

As joias de prata são lindas e são super acessíveis, mas devido as características específicas da prata elas tendem a oxidar e perder o brilho muito rapidamente.

Por isso, para garantir maior durabilidade nas joias de prata é aplicado o banho de ródio que vai deixar os acessórios com um alto brilho por muito mais tempo.

Dica: Se você quer saber como limpar a suas joias e semijoias de prata, clique aqui. Preparamos um post completo sobre como limpar seus acessório e deixar eles bonitos por muito mais tempo.

Banho de ródio em semijoias

As semijoias são acessórios produzidos a partir de metais não nobres (cobre, latão e estanho) e sobre eles é aplicado camadas de metais nobres (ouro, prata e ródio).

Dessa forma, quando se quer garantir um acabamento prateado impecável em alguma semijoia, o banho de ródio é o que faz o melhor trabalho com a melhor durabilidade, com isso consegue-se acabamento dignos de joias em acessórios com preços acessíveis.

Por isso, a acabamento rodinado é muito utilizado na indústria da semijoias devido a versatilidade e beleza do mesmo.

Semi joias com banho de ródio
Semi joias com banho de ródio da Kitbox

Banho de ródio colorido?

O ródio ganhou tanto o gosto dos consumidores que agora existem várias tonalidades para o banho de ródio (grafite ou ródio negro, ródio azul, ródio vermelho e etc).

Essa variação de cores é conseguida por meio da mistura do ródio com outros metais e pigmentos, mas esse assunto ficará para um próximo post.

Qual a durabilidade do banho de ródio?

Assim como qualquer acabamento, o banho de ródio não dura para sempre.

A vida útil do banho de ródio e do seu acessório vai depender da qualidade do banho aplicado (compre seus acessórios de marca confiável que se preocupa com a qualidade e tem garantia) e da forma de uso que cada pessoa tem.

Se você for cuidadosa com seus acessórios e evitar utilizá-los em atividades que podem gerar desgaste da camada de ródio (como lavar louças, varrer, esfregar) e não utilizar os acessórios em praias e piscinas seus acessórios vão durar tranquilamente anos sem apresentar problema nenhum.

Os acessórios do Clube Kitbox folheados em ródio são banhados com 10 camadas de ródio e possuem seis meses de garantia contra defeitos de fabricação. Clique no banner abaixo e confira nossas novidades!

Banner Tendências em Semijoias

Espero que tenha gostado desse post! Compartilhe comigo nos comentários se ficou alguma dúvida sobre peças banhadas a ródio.

Um beijo

Você também vai gostar destas postagens:

5 Comentários | Deixe o seu também