Moda

Saiba o que é um armário cápsula e como ter um em casa

Saiba o que é um armário cápsula e como ter um em casa

KITBOX Em cada caixa um encanto

Talvez você já tenha ouvido falar sobre o armário cápsula, talvez ainda não conheça. Apesar de ter surgido nos anos 80, esse é um conceito que explodiu há pouco tempo e muita gente aderiu e quando digo muita gente, não são só as mulheres, mas homens também. Continue lendo e descubra!

O que é armário cápsula?

O armário cápsula ou, como também é conhecido, guarda-roupa inteligente é um conceito de armário só com peças que amamos e que representam nosso estilo. Na internet você encontra diferentes propostas do armário-capsula, mas não existe um número exato de roupas ou tempo de uso para o armário cápsula.

O desafio pode ser de 33 roupas para 3 meses ou 37 ou 40, o número exato quem vai decidir é você. A ideia é que você escolha peças coringas e versáteis, que combinem entre si para que você possa usá-las de todas as formas possíveis para ir onde quiser, do trabalho à um evento noturno. E tem que ser essas mesmas roupas durante toda a estação.

Saiba o que é um armário cápsula e como ter um em casa

Como surgiu?

O conceito de armário-cápsula apesar de ter sido muito falado dos últimos anos, não é tão recente assim. Nos anos 80, a estilista americana Donna Karan lançou uma coleção com 7 itens básicos cuja a proposta era facilitar a vida da mulher.

Segundo à revista In Style: “Muitas mulheres acham confuso montar a roupa certa hoje”, disse Karan a um repórter na época. “Elas descobriram maneiras rápidas de colocar comida na mesa, mas não sabem como arrumar seus guarda-roupas facilmente.”

De qualquer forma, o conceito cresceu tanto até que a própria Karan brincou dizendo que seu guarda-roupa deveria ser chamado “sete baús fáceis”, mas o que ponto é que uma mulher não precisa de uma moda que seja mais complicada do que a sua própria vida. Com as peças certas, ela pode ir para qualquer lugar.

Armário Cápsula Donna Karan

Como montar um armário cápsula?

Agora na hora de montar o seu armário cápsula pode parecer que você nunca conseguiria isso ou não saberia nem por onde começar. Mas reunimos toda a redação da Kitbox para te ajudar nesses primeiros passos com dicas práticas. Confira!

  1. Observe as roupas que mais usou nas últimas semanas. Procure pelas peças que se repetem e as cores mais usadas para entender o que faz sentido no seu dia dia e isso vai facilitar na hora de começar a escolher as peças que vão ficar no armário cápsula.
  2. Considere a sua rotina, como o trabalho, academia, passeios, eventos… Tudo isso vai influenciar na hora de selecionar as roupas.
  3. Apesar do armário cápsula se popularizar com mais ou menos 30 peças por estação, aqui no Brasil você precisa ter roupas para o ano inteiro, então sinta-se livre para ter um armário com 50 até 75 peças. Não mais do que isso, porque o conceito é minimalista.
  4. Algumas roupas não contam! Como roupas de academia, roupas de banho, vestidos de festa ou roupas íntimas.
  5. E é indispensável que as roupas escolhidas combinem entre si, por isso é comum que um armário capsula seja comporto apenas de cores neutras e básicas, mas isso não é regra. O mais importante é o seu estilo, personalidade e coisas que você vai realmente usar.

Com o tempo, você vai aprender a renovar seu guarda roupa com peças versáteis que combinam umas com as outras, investir em roupas de maior qualidade e pensar duas vezes antes de gastar com algo muito da moda que você irá usar poucas vezes.

Saiba o que é um armário cápsula e como ter um em casa

Como inovar no armário cápsula

Se as roupas serão basicamente as mesmas em combinações diferentes durante um tempo, então você vai inovar o guarda roupa investindo em acessórios!

Esses sim, você escolhe os da moda, os clássicos ou qualquer que combine com seu estilo. O acessório certo pode mudar completamente a cara do look!

Mas se você não tem tempo para garimpar as tendências e garantir uma semi joia prática e barata para seus looks, então você precisa conhecer nosso Clube para mulheres apaixonadas por acessórios, a Kitbox. Clique no banner abaixo e descubra como podemos te ajudar!

Maior clube de assinatura de acessórios do Brasil

Eu espero que tenham gostado de conhecer mais sobre o conceito de armário cápsula. Aproveita e compartilha comigo nos comentários: você faz o estilo minimalista na hora de comprar roupas?

Ainda não acabou! Aproveita e leia também: Moda aos 40: 5 dicas para se vestir bem nessa fase

Um beijo

Você também vai gostar destas postagens:

Conheça a Kitbox Semijoias

  • Váh 18 de outubro de 2019 11:18

    Eu admiro quem é adepta do armário cápsula, porque olha eu não sou hahahaha.
    Gosto de ter várias roupas mesmo e tals, mas acho muito bacana saber mais sobre isso e quem consegue se vestir muito bem assim.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    • Stephanie Ferreira 25 de outubro de 2019 14:22

      Realmente não deve ser fácil começar, mas quem consegue é ótimo aprender sobre composições de looks e acessórios!

  • Luana 17 de outubro de 2019 20:34

    eu adoro essa ideia de cápsula! faço a penteadeira cápsula pra rotacionar meus makes!
    de roupa não faço, porque até não tenho tanta coisa, e uso tudo!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    • Stephanie Ferreira 25 de outubro de 2019 14:16

      Eu também não tenho muita roupa e acabo usando tudo também, mas não conhecia essa penteadeira cápsula e já quero aderir!

  • Pamela 17 de outubro de 2019 14:11

    Eu deveria comprar mais o básico, mas ai quando vejo já comprei várias outras peças coloridas, com estampas, tendência ai já viu haha.
    Preciso tentar esse armário cápsula pra ver se vou saber me virar.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    • Stephanie Ferreira 25 de outubro de 2019 14:14

      O ideal é começar comprando as sete peças básicas e depois ir comprando as diferentes, mesmo que o armário cápsula não de certo pra você, você sempre vai ter uma combinação por causa das peças bases 😉

  • Isabel Sá 17 de outubro de 2019 06:41

    Boas dicas.

  • Carol Sweet 17 de outubro de 2019 00:32

    Acho tão prático porque te faz usar tudo o que você tem, mesmo que seja aos poucos e ter diversas combinações. Eu gosto demais!
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    • Stephanie Ferreira 25 de outubro de 2019 14:13

      Sim e quando você for renovar as peças, aprende ainda mais sobre combinações!

  • Kaila Garcia 16 de outubro de 2019 13:32

    Amei esse post, admiro quem consegue manter um armário capsula, queria que o meu fosse assim, mas por conta do blog, e por ter que criar conteúdos, não consigo ter poucas peças! ❤

    https://www.kailagarcia.com

11 Comentários | Deixe o seu também

WeCreativez WhatsApp Support
Dúvidas sobre revendas de semijoias e bijuterias finas? Fale comigo através do nosso Whatsapp
👋 Olá, como posso te ajudar?